sexta-feira, 22 de abril de 2016

PRÓXIMO LIVRO

Pagino-me compenetrado,
Cuidando cada parágrafo
Como se coisa definitiva,
Atencioso e solícito
A cada palavra,
Percalço ou impulso
Digitado.

É o livro em que me inscrevo
De tamanho justo e sincero,
Aparado das sobras e pontas,
Do que amealhei inútil, à toa.

Nele não escrevi a vaidade,
A veleidade de me sentir mais,
Descartei complexos e medos,
Expus-me tal qual sou, único,
Na frustração de não ser todos.

Há capítulos toscos e risíveis,
Onde, patético estupefato,
Fiz-me impotente para influir,
Capítulos de lágrimas soltas,
Ensopando papel e olhos,
Comigo flagrado só limites,
Onde não consegui ser maior.

Há amores, muitos amores,
Um corolário de musas que,
Chegando coadjuvantes
Tomaram tudo e permaneceram,
Fixadas em saudades e versos.

Meus pequenos delitos
Temperei mais amenos
E os remorsos estão explícitos,
Fardos que pesam e gritam,
Cobrando-me arrependimento.

Há política, claro, árida arena
Onde empreendi combates,
Empunhando argumentos
Contra armas de verdade,
Duas hospedagens compulsórias,
Entre grades e soldados,
E estragos impostos aos biltres
Que se supunham poderosos.

Como num cepo de açougue,
Retalhado e nu, sangrando
O preço de ter vivido
Ofereço-me, página a página,
Deixando a tragédia que pesa
Para anteceder o ponto final.

Letra a letra, em curta biografia,
Narro perdas e danos,
O que ganhei e o que perdi,
Pondo a alma desnuda,
Para concluir como Neruda:
“confesso que vivi”.

Francisco Costa

Rio, 22/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário