quinta-feira, 7 de abril de 2016

OS HOMENS MAUS VOLTARAM

(Poema indignado)

Justo quando me pretendia
Isolado em mim, sozinho,
Mascando-me na memória,
Alternando-me em netos
E namoradas esquecidas
Que resgataria do tempo,
Acordam-me dos projetos
Cultivados por vida inteira
E conclamam ao recomeço.

Eu não me queria revoltado,
Dedilhando o teclado da dor,
Em acordes de raiva morta
Ressurgindo rediviva e fatal,
Apontando caminhos velhos,
Antes percorridos em cólera.

O corpo já não ajuda, miúdo
No seu torpor da velhice,
Ocaso de vontades antigas,
Mas o menino que nele mora
Não sabe, convocando-o
Para novos embates.

Os homens maus voltaram,
Querem apagar a primavera
E reinaugurar o velho silêncio,
Acordando o revolucionário
Para a revolta que há de vir,
Outra vez simples operário
Na luta, dando tiros por aí.

Francisco Costa

Rio, 25/07/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário