sexta-feira, 8 de abril de 2016

DESTOANDO DE BANDEIRA

Não irei para Pasárgada,
não quero amizade com o rei,
aqui estão a mulher que quero
e a cama que escolherei.

Minha Pasárgada será aqui,
confeccionada com angústias,
edificada em tormentos e dores,
pedra a pedra, palavra a palavra,
com suor e sangue, determinação.

Pátria que se congemina desejos,
ânsias a serem materializadas,
entre enxadas e complexas máquinas,
digito uma possibilidade plausível,
um futuro que não tarda, urgente
e necessário como o sal no mar.

Esta é a minha pátria, a que amo
e idolatro em discursos e versos,
onde as carências saltam aos olhos,
e as necessidades fizeram nacionalidade.

Esta é a minha pátria, a que me deram,
onde não cabem reis nem amigos de reis,
onde está a mulher que quero
na cama que escolherei.

Francisco Costa

Rio, 08/04/2016.

Um comentário:

  1. Seu poema, de modo especial no dia de hoje, me cala fundo no coração.

    ResponderExcluir