sábado, 29 de novembro de 2014

IDH


Poucos quilômetros nos separam
E em comum temos o jota.
Tu moras no Joá, eu moro em Japeri.
Tu tens a nota máxima no IDH,
Insuperável em qualquer lugar,
Inalcançável no mundo.

Eu me movo em lama e esgoto,
Amanhecendo em noturnas dores
Cultivadas em tudo o que me falta,
Cultivando o pior IDH possível.

Tu crias futuros donos da gente,
Moços perfumados, empinados
No poder e na importância.
Eu crio mortes prematuras,
Quereres insatisfeitos, carências
Invalidando a inocência e a infância.

Tu votas, eu voto; tu moras, eu fico.
Tens na sala o mar que invade a janela,
A Floresta da Tijuca cheirando na sala,
Policiais nos apartando, regalias,
Dotes que se consumam fartura.

Eu tenho monturo de lixo e mosquitos,
Viroses, paisagens de aridez e medo.
O mesmo jota que te sacia me atiça,
O jota de Judiaria, Juntos, Justiça.

Francisco Costa
Rio, 26/11/2014.

IDH =  Índice de Desenvolvimento Humano.

Para os amigos não cariocas entenderem o poema: Joá é um bairro incrustado na Barra da Tijuca, próximo à Ipanema e Copacabana, com o maior IDH do mundo, e Japeri é um município do Grande Rio, com IDH padrão Etiópia. Só cinquenta quilômetros os separam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário