sábado, 20 de julho de 2013

RECEITA DE MULHER

Perdoe-me Vinícius, pelo plágio no título
E a insistência no mote, mas...
Mulher é fundamental.

Falta-me a tua veia poética, aquela sadia
Infecção de palavras, o ritmo, a exuberância
De tantos e tão profundos saberes expostos,
Mas também tenho a minha receitinha:

Mulher tem que ter assim qualquer coisa leve,
Que flutue entre a cama e os sonhos,
Muito ousando, mas sem voar longe,
E trazer olhares de menina e gestos infantis,
Com a língua de quem sorve sorvete,
Os incisivos sempre mordendo os lábios.

Que sendo menina, dispa-se da infância
Sempre que o sol se fizer ausência,
E se vista de mulher, fêmea em exercício
De despudores e taras, insaciedade
De floradas na primavera, em permanência
Do que não se pode outra porque noite,
Enlurada manifestação de segredos.

Deve trazer também algum mistério
Para que decifrador de incógnitas
Eu me mantenha cativo, em culto.

Saber do silêncio é imprescindível,
Principalmente nos momentos de traição,
Quando eu for trocá-la por poemas e cores.

Ter ciúmes também é necessário, lógico.
O ciúme é o aroma do amor,
Mas sempre tendo em vista
Que cheiros fortes enjoam, dão azia.

Assim posto os dotes exigidos,
Mais unzinho, o principal:
Que me ame, ou pelo menos
Que tenha encontrado em mim
O seu pedaço que faltava.

Francisco Costa

Rio, 02/07/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário