terça-feira, 7 de maio de 2013

SINÔNIMOS


Ciosos do compromisso
de manterem o meu corpo vivo,
alimentaram-me
com todos os fármacos disponíveis,
esquecendo-se apenas da nicotina.

Na insuportabilidade do dependente
em crise de abstenção, como amante
imaginando a amada em cama alheia,
saí a sua procura, em um cigarrinho
deitado na bancada do camelô.

Esperei momento de distração e ócio
nos meus guarda costas e seguranças
disfarçados em aventais brancos,
e descolei os terminais elétricos
presos ao meu peito, como tentáculos,
por um misto de vaselina e durepox.

Disfarçadamente fui ao jardim do hospital,
aproximei-me da grade e... Um cigarro,
a droga miraculosa fora do meu receituário.

Refeito, reabastecido, pronto para a vida
novamente, retornei ao leito vazio,
a tempo de ouvir o meu filho justificando
a minha atitude ao chefe da equipe médica:
- papai é artista, excêntrico, rebelde...

- teu pai é maluco, irresponsável...
O médico em furor mal contido.

E aprendi coisa nova:
meu filho e o médico
usaram sinônimos
em línguas diferentes.

Francisco Costa
Rio, 29/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário