segunda-feira, 20 de maio de 2013

SEMPRE ÀS CINCO (Pra Lúcia Helena de Souza)




Às cinco da tarde me dispo da arrogância
E fico mais afável, muito mais amável
Na esquina de Rosário com Quitanda.

É o momento em que minhas abstrações vêm à tona
E entulham as calçadas mornas de mormaço
Com o sol em despedida, batendo ponto
Marcando encontro para amanhã, aqui mesmo
Às cinco da tarde.

          (até o café tem sabor de licor de pitanga
           E parece mais doce o açúcar
           Às cinco da tarde)

Às cinco as pessoas se despem dos escritórios
E ficam mais honestas em trajes humanos
Cheias de taras e desvios disfarçados
Vazando pelas paredes de concreto e aço
Às cinco da tarde.

Às cinco – e somente às cinco, me pergunto
As mesmas coisas da véspera e da antevéspera
Esperando respostas improváveis me arruinando
Os olhos entupidos de gente e cores
Às cinco da tarde.

          (a morena demora e me desespero
           Na ânsia prisioneira das cinco)

Às cinco não tenho documentos nem domicílio
E pairo, irreal, sobre sombras projetadas
No meu romantismo vigilante
Às cinco da tarde.

          (passa um corpo de curvas levando
           Os meus olhos sedentos de formas
           E ângulos que se mostram às cinco)

Muito tempo depois (seis? Sete?)
Ela investe porta, mundo afora
Projetando desejos mórbidos de morder-me.

Recolho meus pedaços dispersos na esquina
E lentamente penetro no sonho de sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário