terça-feira, 14 de maio de 2013

QUERO FALAR DE AMOR, ELES NÃO DEIXAM


Quero escrever, preciso escrever,
Cantar o amor em suas variáveis
Em fragrante de delito, nas camas
Em parques públicos, estacionamentos,
Ruas escuras, carros, salas de cinemas.

Eu preciso cantar o amor, não importa
Se com sensualidade ou obsceno, puro
Ou  lavado de lascívia e sem pudores.

Sou exigido, ordenam-me, pedem:
Cante, cante o amor, destila
Na tarde teus instintos ferozes
De touro apascentado e contido.

Mas não posso, eles não deixam.
Continuam acampados no meu poema,
Levando-me a sentimentos outros,
Deixando que eu veja mazelas, chagas
Lágrimas empapando os dias, as horas
Mortas de ansiedade e raiva.

São os donos da gente, os donos de tudo
Semeando miséria e colhendo moedas,
Os porteiros da desgraça, os recepcionistas
Da tristeza que se estampa nos olhos de todos,
Os fabricantes de órfãos e indigentes.

Quero cantar o amor, preciso cantar o amor
Mas quando me mostram corpos nus
Não são corpos de curvas e reentrâncias,
Quentes, úmidos, perfumados, prontos
Ao toque, para que se abram, sensuais
Numa doce e consentida violação.

São corpos tiritando de frio, em andrajos
Barrigudos, uns, de vermes e carências,
De futuros filhos da fome, outros.
São corpos magros, esquálidos, ossudos
Como se nas antecâmaras da morte,
Só aguardando o momento do esgar final.

Quero cantar o amor, juro, eu quero.
Mas uma legião satânica, macabra
Impede refeições e orgamos, incipiente
Plantando versos de tristeza e revolta
Que me escondem o corpo da mulher amada.

Como ei de cantar o amor, buscar o gozo
Estético, o gemido doce da poesia,
Os arfares e contorções do momento
Se estáticos, diabólicos, cruelmente desumanos
Eles insistem em não deixar o meu poema?

Francisco Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário