terça-feira, 7 de maio de 2013

NO STRESS?


Meu cardiologista
Foi categórico:
- no stress!
Como única alternativa
Para que eu permaneça
Vivo, mas...

De repente me descobriram
Polímano e multicéfalo,
Inscrevendo-me membro
Em 98748 grupos de poesia,
398574 grupos de música,
32085759 grupos de humor,
9835563 grupos de filosofia,
Comigo em preces, solicitude
Ao altíssimo que me poupe,
Não permita mais inscrições
Porque daqui a pouco
Em grupos de culinária,
Orientação para noivas,
Fã clube do Michel Teló...

E o pior é que me cobram
Opiniões, palpites, impressões,
Pontos de vista, comentários,
Curtições... Em cruel tortura.

Já mal respiro, falta tempo,
E o coração palpita devagar,
Entre um verso e outro,
A cabeça confundindo Nietzche
Com José Genoíno, Lula e Jesus,
Num apocalipse particular
De dar dó no capeta.

Se fujo do face e ligo a televisão,
Lá está a intelectual loura
Diante de centenária anciã:
- Na sua família todo mundo
Vive muito ou só a senhora
É longínqua? Donde concluo
Que por estar longe de mim,
O povo português é longevo.

Mudo de canal e a depilada
Repórter: daqui a pouquinho
Daremos a hora do sepultamento
E a hora em que será enterrado.

Vou ao seletor de canais de novo
E o debate é sobre fobias.
Interesso-me até o momento
Em que: o meu medo
É de baratas, aquelas
Quatro perninhas...

Volto pro face, alieno minh’alma
Outra vez e, esperançoso,
Vou ao grupo onde se debate
Filosofia: no momento da concepção
A alma já está presente, orientando,
Donde se infere que a masturbação
Masculina e a menstruação,
Por representar recusa à concepção,
São variantes de infanticídio.

Confiro pra ver se não confundi
E teclei num grupo de humor,
e concluo que não me enganei.

Então entendo Voltaire:
“vizinha, invejo a sua ignorância.
É na sua ignorância
Que reside a sua felicidade”.

E até entendo todos,
Rebanho de risonhos.

Francisco Costa.
Rio, 15/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário