segunda-feira, 6 de maio de 2013

Universal

Universal
Minha pátria é onde há sol
e as cores se multiplicam, multifacetadas,
em tudo o que se põe ao alcance dos meus olhos.

Minha pátria está coberta de estrelas a noite,
e namora o mar, em beijos molhados, diuturnos.

Minha pátria é onde haja alguém com um coração
pulsátil, atento, batendo no mesmo ritmo do meu.

Minha pátria é onde choram de fome as crianças,
onde morrem flores ressequidas no sol da espera,
nascem meninas para a gravidez das necessidades.

Minha pátria tem pássaros, insetos coloridos,
convites à orgia dos sentidos em festa.

Minha pátria é onde se beijam e se abraçam, oram,
trocam tiros, fazem sexo e sacanagens gostosas.

Minha pátria é o território da loucura, a área
onde o racional e o despropositado se confundem,
como ar e água na guelra do peixe preso no aquário.

Minha pátria é aqui, lá, acolá... Longe ou perto,
porque habito onde houver um ser humano,
um ser perdido em abstrações e necessidades,
com os pés no chão e a mente nas estrelas,
ambicionando ser... Humano.

Minha pátria não está no mundo,
minha pátria está em mim.

Francisco Costa
Rio, 23/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário