quinta-feira, 16 de maio de 2013

UM MENDIGO NO SHOPPING


Pasmo e cético
Surpreendo-me
Reinterpretando o mundo.

Se inteligente, você é odiado
Visto de soslaio, caluniado.
Burro, é desprezado.

E, como afirmou John,
Deus é só o conceito
Com que medimos
As nossas próprias dores.

O que de transcendental
Na flor litorânea e natural
Debruçada nas dobras do dia?

Que mensagens me traz,
Se alheia e só ignora-me
Nos meus passos miúdos
De inseto intelectualizado
Teorizando o que não sei?

Nenhuma palavra é absoluta
E por serem relativas,
Fio de intricada teia,
Como deixar-me pegar
Sem me prender e, rendido,
Permitir a refeição?

Nunca dedilhei um violão.
Não sei tocar violão
Por isso as minhas dores
As dedilho a papel e lápis
Numa canção de palavras.

Eu me queria simples, natural,
Sem necessidades de escritas,
Trancado em mim, fechado
Ao próximo e ao afastado,
Crente de deuses e potestades
De prontidão, atentos,
Resolvendo os meus problemas.

Ao contrário, me fiz ser do mundo
E no mundo, partícipe ativo
Escrevendo o que nos dilacera
E não sabem.

Francisco Costa
Rio, 16/05/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário