segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como Se Fosse Oração

Como Se Fosse Oração
Senhor, livrai-me das certezas do meu tempo,
desse estar politicamente correto porque em silêncio
e acorde que cada um é um, com fim na própria pele,
e o outro um estorvo a ser combatido ou doutrinado.

Escondei-me dos espelhos, das estéticas, das dietas,
do culto ao próprio corpo a ser emusculado,
lipoaspirado, transpirado, modelado nas academias,
como pau no torno ou barro nas mãos do oleiro.

Livrai-me dos que fazem Deus à própria imagem,
à semelhança dos próprios gestos miúdos, egoístas
porque presas do que é comum, trivial, cotidiano...
E dos ateus, no extremo oposto, explicando-se inteiros
no acaso, no sei lá e no me escapa ao pensamento.

Daí-me coragem, não para conquistar, amealhar,
mas para suportar esse triste mar de ideias mortas,
sem marés e sem marolas, sem sol, uma triste praia
de banhistas padronizados e iguais, repetindo-se.

Continuo a acreditar no amor, apesar de tudo isso,
sem ter como vê-lo só afogado em hormônios,
anunciado em orgasmos, realizado no carro novo.
Acredito no amor como num ar oculto, sem o qual
não viveríamos porque impossibilItados de respirar.

E assim como o ar que ainda a pouco estava em mim,
habitando os meus pulmões e já daqui a pouco,
sem que percebamos, estará em outro, o amor,
essa coisa gasta porque decantada em vão, transita
em todos, ainda que imperceptível, para permitir a vida.

Senhor, permita que eles venham a saber disso um dia.

Francisco Costa
Rio, 23/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário