terça-feira, 14 de maio de 2013

EU, A DEVASSA


Não sei gozar, esqueci.
Meus orgasmos são falsos,
Fingidos, teatrais, estelionatados.

Vendo-me como carne no sepo.
À mostra na vitrine do balcão,
Examinada com o distanciamento do cliente
Em busca do objeto de uso imediato e descartável.

Meus dias, conto-os em homens,
Meu calendário é descolorido e triste,
Feito de dias iguais e noites comuns,
Onde a novidade é mais uma moeda.

Tive infância, claro, entre bonecas e panelinhas,
Estágio para a maternidade e o gerenciamento doméstico,
Mas a vida me impôs a escuridão e o silêncio,
A ausência de qualquer coisa dita a mim.

Só falam ao meu corpo, só dizem do meu corpo,
Entidade única apartada de mim, deixando-me só,
Perambulando pelas ruas de acidentes e percalços.

Mas dentro de mim, sobrevive ainda o que não explico,
Sinto: um cavalheiro mais que sexuado, humano,
Que me tome pelas mãos e me leve por aí,
Talvez para sempre, para dançar boleros e tangos na sala,
Enquanto o aguardo cansado, extenuado de compromissos
Para me sustentar. E aí, aluna atenta ao que mereço e preciso,
Reaprenderei dos orgasmos e gemidos honestos,
Serei puta de um homem só e, cercada de filhos e sorrisos,
Mais que um corpo no mercado trocando homens por lágrimas,
Terei me reinaugurado mulher, finalmente...

Francisco Costa
12/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário