sábado, 30 de novembro de 2013

Preso nos liames que me impuseram,
Acreditei nas verdades escolares,
Nos discursos religiosos, perorações
Gastas movimentando-me alheio
E tonto, inconsciente, rindo por nada.

Cordões outros me atavam e prendiam
No bom comportamento geral e único:
O da sexualidade reprimida, mal contida
E preconceituosa, criticando no alheio
O que em mim faltava; o do consumo
Irracional anunciado na televisão, no rádio,
Nas vitrines e corredores de shoppings;
O do partido político modelando vontades.

Um dia, cansado do monótono e sempre,
Do cotidiano e permanente, movimentos
Orientados pelos donos de mim adormecido,
Acordei e rompi cordas, correntes, barbantes,
Matando o boneco que morava em mim.

Foi assim que amanheci poeta.

Francisco Costa

Rio, 09/11/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário