sábado, 19 de novembro de 2016

RECADINHO

(À que me reclamou mais romântico)

Meus poemas estão contaminados,
Poluídos com o que eu não queria,
Em manchas de frustração e raiva.

Nasci para cantar o amor, o desejo
Que habita na carne, e na carne
Se anuncia essência do humano,
Este ser que tateia, farejando amor.

A mim não foi dito “cante o ódio!”,
Nem que escondesse as cores,
Pondo cortinas no arco íris.

Nasci para o amor, para cantá-lo
Em rimas ou versos bárbaros,
Em prosa ou disperso na telas,
Mas sempre o amor e as variantes,
A paixão, o cio, a necessidade
Que se estampa coisa humana,
Transitória e frágil, dependente
Desse sentir estranho, o amor.

Não me peçam pois que abdique
Do meu ofício, porque condenação:
Mesmo quando pareço não cantar
O que me alimenta e sustenta,
Cantando as alheias carências,
Nos outros apontando as faltas
E os limites que espantam o amor,

Denunciando-o ausente,
Continuo cantando o amor.

Francisco Costa

Macaé, RJ, 20/05/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário