sábado, 19 de novembro de 2016

Quedo-me cansado,
Entre impropérios calados,
Gemidos e punhos cerrados.

Eu não me antevi assim,
Parcimônia posta nos gestos,
Reduzido à luta verbal
Quando o corpo exige mais.

O inimigo não é poderoso,
Mas me sinto só
E só sou pouco
Para arregimentar canhões
E arrombar portas e janelas,
Pisotear jardins de palácios,
Impor a presença do sol.

Meus camaradas acomodaram-se,
Talvez envelheceram entre netos,
Mal dispostos ao risco do recomeço,
Quando os tanques nos ameaçavam
E sorridentes caminhávamos juntos,
Sorridentes, de mãos dadas, cantando:
“somos todos iguais, braços dados,
Vem, quem sabe faz a hora,
Não espera acontecer.”

As canções não envelhecem,
Nem a história ou o tempo,
Só a vontade, para desespero
Dos poetas, meninos velhos,
De corpos cansados,
Mas ainda dispostos
A mais um verso
Escrito nas ruas.

Francisco Costa

Rio, 18/11/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário