terça-feira, 4 de junho de 2013

SEGREDOS DO MAR

Cá, diante do mar eu sou o mar,
Essa monotonia de ondas em vais e vens,
Sempre as mesmas, lambendo a areia
Em salgados beijos sem propósitos.

O que trago de mais belo se esconde.
Minhas algas, meus corais, minhas anêmonas
Dançam anônimas porque longe, escondidas
Dos que permanecem na praia, em sal e sol.

Se a temperatura e os ventos se alteram
E me irritam, ninguém culpa a temperatura ,
Ninguém cobra dos ventos. Dizem é o mar.
Ressacas e ondas altas? Tudo culpa do mar.

Singram-me a pele dia e noite, aos milhares,
Milhões, e se por ousadia ou imperícia
Se perdem no que ousaram, lá vem acusação:
É o mar, o cruel fabricante de náufragos,
O que devora corpos e fabrica viúvas e órfãos.

Por fim, culpam-me por separar gente,
Apartar corações, eclipsar olhares,
Esfriar corpos, impedir sorrisos e orgasmos.
Não sabem dos meus relevos, não imaginam
As escarpas que trago em meu seio, o lamaçal,
O relevo acidentado e a variação climática.

Não fora eu a cobrir as minhas intestinas
Estranhezas, tudo estaria mais difícil aos homens.
Mas maldizem, espraguejam, vociferam...
Esquecendo-se de coisas óbvias e fundamentais:

Para que estivessem hoje aqui prontos aos reclamos,
Por nove meses nadaram num mar interior, uterino.
E livre do útero, como um veículo a cata de combustível,
Suprem-se de água e sal, para o provimento da vida.

E se a vida ameaça migrar, recolher-se ao anonimato,
Logo emprestam a veia ao soro, transfundem mar
Ao corpo exangue, para evitar a despedida definitiva.

Isso! Sois pedaços de mar, meras ondas emancipadas
Que se creem dotadas de razão e livre arbítrio,
Apartadas do mar, seio, berço, roupa e túmulo.

No dia em que os homens souberem disso
Estarei fora de risco, de eternidade garantida,
Imune ao lixo,a  intoxicação, a desertificação
Da vida que os alimenta e sustenta, abriga.

Mas por enquanto não, nenhum deles se sabe
Ainda só um pedaço do mar, só pequeno mar,
Uma pequena ondinha que não se emancipou.

Quando souberem todo o oceano será praia.

Francisco Costa.

Rio, 04/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário