segunda-feira, 6 de maio de 2013

Chico Sim, e daí?

Chico Sim, e daí?
Te agradeço, papai, pelo nome em mim posto:
Francisco, aquele que é livre, que nasceu livre,
mas deverias ter pensado nas consequências.

Maldita essa mania de apelidos e alcunhas,
transformando Josés em Zés e Zecas, Zezinhos.
No meu caso, uma sombra nunca apartada,
pondo-me atento: Chico e Chiquinho.

Tudo bem, pai, mas chico é quase pejorativo,
nomeação do que se faz não meu semelhante:
Chico é porco, chico é macaco, chico é bêbado.

Mas o que mais desgosta e arrepia, sacaneia
é que nomearam chico a maldita menstruação.
O senhor deve imaginar que usaram de tudo,
de todos os sinônimos para me deixar nervozão.

Aguentei firme, até reconhecendo vantagens,
como a senhorinha casada, que no telefone,
agarradinha comigo falou ao senhor seu marido:
estou com o Chico. Tudo bem, volte cedo, beijos,
respondeu o moço confiante e cheio de certeza.

Mas estou feliz e admiro a tua preciência
em saber da redenção que ora me impacta:
Chico ficou importante. Chico agora é Papa.

Francisco Costa
Rio, 15/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário