terça-feira, 7 de maio de 2013

A GOSTOSONA


Perdido entre a tarde e meus próprios desencantos,
ambicionando poemas imensos em seu sentido,
sempre menores que a aspiração e a inspiração,
alheio ao que mais não fosse que o dia repetido
em mesmos sons, mesmos tédios, mesmos pássaros,
eis que surge envolta em névoas de súbitos sonhos,
ela, escultural forma feminina em carne esculpida,
lacerando olhares, apressando passos, aturdindo
o que até então calmaria de monges em contemplação.

Com todo o universo para assentar os olhos,
assentou-os sobre mim, parvo, aturdido,
como apostador diante de bilhete premiado.

Eu? Por que eu, justo eu, meu São Eros despertado,
padroeiro dos poetas caçadores de musas, porquê?

E me aproximei em revolução anatômica, o coração
passeando entre a garganta e o estômago, em ritmo
de tango argentino com vinho do porto, aportado
na minha estupefação: eu mesmo? Será?

E nos sentamos, um perfume estupefaciente invadindo,
percorrendo cada glândula, os cinco membros
petrificados de espanto e assombro, rijos, loucos,
em apelo radical: tem que ser agora, logo, e aqui.

E começou a conversa em mesmo clima de início
das conversas de primeiro encontro, profundas,
interessantes, como entre um downiano gago
e um jogador de futebol explicando o lance do gol.

Mas evoluiu, meu olhar entre o decote e as pernas,
envesgados, trêmulos, piscando mais que pirilampo no cio.
E chegamos à Filosofia, segundo ela a sua paixão.
De posição política determinada, sem abrir mão,
fui direto: Marx e Engels? E ela, sem pena nem dó:
prefiro Rick e Rener, Chitãozinho e Xororó.

Pensei , pensei, e concluí... Melhor não ser interrogativo,
limite-se as afirmações, e avalie as reações.
Confessei-lhe cometer alguns versinhos e ser amante
das artes plásticas. Respondeu, dizendo preferir ginástica.

Insisti: gosto muito de Da Vinci, e ela, prestimosa:
isso é crime, propaganda enganosa. E o pior ficou pra final.
Continuei no assunto: adoro Picasso!

Ela se levantou, furiosa: esse negócio de bissexual...
Não é comigo. Tchau!

Francisco Costa
Rio, 28/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário